Skinner a partir das suas observações, sobre o comportamento de pombos e ratos brancos inventou um aparelho, que depois de passar por modificações, é hoje muito conhecido e utilizado, a Caixa de Skinner.
Skinner foi influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou a estudar o comportamento operante, desenvolveu uma forte actividade no estudo da psicologia da aprendizagem. Estes estudos levaram-no a criar os métodos do Ensino programado que podem ser aplicados sem a intervenção directa do professor, através de livros, ou mesmo de máquinas, no nosso caso dos computadores.
Skinner acreditava que um dos grandes problemas do ensino, era o uso da violência. Para Skinner nas escolas deveriam ser usados reforços positivos e não a punição que poderia levar os estudantes a desistirem dos estudos. Segundo Skinner "As crianças aprendem sem ser ensinadas porque estão naturalmente interessadas em algumas actividades e aprendem sozinhas". Por isso é importante os professores adaptarem-se às novas tecnologias de modo a incentivarem os alunos à descoberta, e os professores devem dar feedback ao que os alunos fazem, também para que a aprendizagem ocorra.
Os príncipios do Ensino Programado de Skinner são:
1. O comportamento que for reforçado de forma positiva vai acontecer novamente.
2. As informações devem ser apresentadas em pequenas quantidades, para que as respostas sejam reforçadas.
2. As informações devem ser apresentadas em pequenas quantidades, para que as respostas sejam reforçadas.
3. Reforços vão generalizar, lado a lado, estímulos similares (generalização de estímulo) produzindo condicionamento secundário.
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