quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Ensino Programado de Skinner


Skinner a partir das suas observações, sobre o comportamento de pombos e ratos brancos inventou um aparelho, que depois de passar por modificações, é hoje muito conhecido e utilizado, a Caixa de Skinner.

Skinner foi influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou a estudar o comportamento operante, desenvolveu uma forte actividade no estudo da psicologia da aprendizagem. Estes estudos levaram-no a criar os métodos do Ensino programado que podem ser aplicados sem a intervenção directa do professor, através de livros, ou mesmo de máquinas, no nosso caso dos computadores.

Skinner acreditava que um dos grandes problemas do ensino, era o uso da violência. Para Skinner nas escolas deveriam ser usados reforços positivos e não a punição que poderia levar os estudantes a desistirem dos estudos. Segundo Skinner "As crianças aprendem sem ser ensinadas porque estão naturalmente interessadas em algumas actividades e aprendem sozinhas". Por isso é importante os professores adaptarem-se às novas tecnologias de modo a incentivarem os alunos à descoberta, e os professores devem dar feedback ao que os alunos fazem, também para que a aprendizagem ocorra.


Os príncipios do Ensino Programado de Skinner são:


1. O comportamento que for reforçado de forma positiva vai acontecer novamente.
2. As informações devem ser apresentadas em pequenas quantidades, para que as respostas sejam reforçadas.

3. Reforços vão generalizar, lado a lado, estímulos similares (generalização de estímulo) produzindo condicionamento secundário.


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