quinta-feira, 3 de maio de 2007

7ª Aula de Tecnologias Educativas I 27/04/07 Teórica

Durante a aula de tecnologias educativas aprendi a distinção entre três conceitos muito importantes:
  1. Multimédia;
  2. Hipermédia;
  3. Hipertexto.

Algumas dessas diferenças são:

Multimédia

  • Ligação entre textos;
  • Sequência linear;
  • Capacidade de representar multidimensional da informação;
  • Apoio ao professor - transmissão.

Hipermédia

  • Evolução da multimédia;
  • Estrutura em rede;
  • Forma dinâmica e interactiva de acesso à informação;
  • Apoio ao aluno - utilizador.

Hipertexto

  • Organização reticular da informação com base em critérios semânticos.

Também nesta aula fiquei a conhecer alguns problemas e desafios colocados pelo hipermédia, tais como, a desorientação no hiperespaço , a sobrecarga cognitiva, entre outros.

Nesta aula aprendi a noção de interface e de desenho da interface.

Ligada à interface temos a mediatização de informação e da comunicação, é esta mediatização que leva á formação do guião de autor e como consequência ao design de interface

Para elaborarmos o design de interface temos de ter em conta:

  • Orientações conceptuais;
  • Orientações linguísticas;
  • Orientações de carácter visual;
  • Orientações respeitantes á utilização.

Um dos pontos para a criação de um bom design de interface é a Simplicidade, esta consiste em :

  1. Susbstituir tarefas complexas por tarefas simples.
  2. Dividir sequências longas em pequenos passos.
  3. Facilitar as tarefas utilizando icons e palavras.
  4. Utilizar icons e objectos que sejam familiares ao utilizador.

Sem comentários: