- Multimédia;
- Hipermédia;
- Hipertexto.
Algumas dessas diferenças são:
Multimédia
- Ligação entre textos;
- Sequência linear;
- Capacidade de representar multidimensional da informação;
- Apoio ao professor - transmissão.
Hipermédia
- Evolução da multimédia;
- Estrutura em rede;
- Forma dinâmica e interactiva de acesso à informação;
- Apoio ao aluno - utilizador.
Hipertexto
- Organização reticular da informação com base em critérios semânticos.
Também nesta aula fiquei a conhecer alguns problemas e desafios colocados pelo hipermédia, tais como, a desorientação no hiperespaço , a sobrecarga cognitiva, entre outros.
Nesta aula aprendi a noção de interface e de desenho da interface.
Ligada à interface temos a mediatização de informação e da comunicação, é esta mediatização que leva á formação do guião de autor e como consequência ao design de interface
Para elaborarmos o design de interface temos de ter em conta:
- Orientações conceptuais;
- Orientações linguísticas;
- Orientações de carácter visual;
- Orientações respeitantes á utilização.
Um dos pontos para a criação de um bom design de interface é a Simplicidade, esta consiste em :
- Susbstituir tarefas complexas por tarefas simples.
- Dividir sequências longas em pequenos passos.
- Facilitar as tarefas utilizando icons e palavras.
- Utilizar icons e objectos que sejam familiares ao utilizador.
Sem comentários:
Enviar um comentário